DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO | Portal de Ajuda pessoal e profissional
Home / Desenvolvimento / DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E AUTOCONHECIMENTO

Você já deve ter ouvido diversas vezes que o autoconhecimento é a chave para tudo, que é se conhecendo primeiro que você saberá o que quer, aonde quer ir e quem quer ser, e te direi que isso isto está absolutamente certo.

Temos o costume de focarmos em nossa carreira profissional quando pensamos em desenvolvimento pessoal, mas, e sua vida pessoal? Ela precisa de tanto cuidado quanto, ou talvez, mais, porque ela é a base de tudo o que você faz e se refletirá em todas as suas atividades.

Nosso dia a dia é preenchido com diversos compromissos e deveres e, com toda certeza, muitas vezes nos deixamos de lado, nos esquecemos de nos autoconsultar, rever nossos ideais, nosso bem-estar, esquecemos até mesmo de rever se nosso objetivo ainda é o mesmo, não nos damos a devida manutenção e isso se reflete diretamente e de forma negativa em nossas vidas.

“Quem conhece os outros é sábio; Quem conhece a si mesmo é iluminado.”

Lao-Tsé

  • Não deixe de se observar:

Observe sempre seus pontos fracos e fortes e o que pode ser melhorado e maximizado. No dia a dia caímos rotina e deixamos de observar o que realmente temos de bom e onde pecamos. Às vezes pequenas mudanças em seu cotidiano, em seu comportamento, fará uma enorme diferença em sua disposição e em como as pessoas te verão.

  • Cuide-se:

Assim como um carro precisa de revisão antes de partir para uma viagem, você também precisa sempre estar se cuidando para sua jornada de crescimento. Cuide de seu bem-estar físico, psíquico, fisiológico.

  • Arrisque mais

Você nunca vai saber até onde pode chegar se não tentar ir até seu limite. Isso é uma forma clara de autoconhecimento e vai lhe agregar inúmeras experiências. Você precisa sair da zona de conforto!

  • Viaje mais

Esqueça um pouco os bens materiais e comece a ter mais experiências em sua vida, conheça pessoas novas, lugares novos, você pode aprender muito de você mesmo onde menos espera.

  • Escute e pondere

Sempre há críticas a nosso respeito, desde o ambiente em que trabalhamos até onde saímos para nos divertir ou onde moramos, críticas boas e ruins. Escute-as, você deve estar aberto às críticas construtivas, e não se ofenda demasiado com elas, aprenda e muda. Mas pondere sempre. Há sempre críticas desnecessárias e que não farão diferença em sua vida, apenas deixe pra lá.

  • Saiba quais são suas prioridades

Se dedique ao que realmente quer, seu tempo é precioso, estabeleça suas prioridades. Mas não leve tudo extremamente a sério, precisamos sempre ter momentos de seriedade, mas também é necessário relaxar, um completa o outro.

Deixe uma resposta