Dinâmica de autoconhecimento | Portal de Ajuda pessoal e profissional
Home / Conhecimento / DINÂMICAS DE AUTOCONHECIMENTO

DINÂMICAS DE AUTOCONHECIMENTO

DINÂMICAS DE AUTOCONHECIMENTO ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

DINÂMICAS DE AUTOCONHECIMENTO – ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Descobrir o que se gosta de fazer é uma tarefa nem sempre tão fácil, algumas pessoas despertam mais cedo para o interesse que terão ao longo da vida, outros precisar ser despertados, e para isso existem testes e dinâmicas que ajudam na hora dessa importante escolha.

Abaixo, apresentamos uma dinâmica em grupo de autoconhecimento para a orientação da escolha profissional detalhadamente:

Dinâmica de orientação vocacional:

 Objetivo: Usar a criatividade para possibilitar o surgimento da ideia da profissão desejada. Idealizada a um médio prazo.

Desenvolvimento:

1 – O grupo sentar em círculo no chão.

2 – Todos fecham os olhos e se veem, como estão e quem são, pensam na pessoa que são hoje. O orientador da dinâmica deve lembrar a data completa em que estão.

3 – Ainda de olhos fechado, todos devem pensar como se imaginam em dez anos. O orientador deve ir narrando devagar para todos irem acompanhando o raciocínio juntos. Como eles estão em dez anos, onde moram, onde trabalham, são casados ou solteiros, qual a classe social.(Pode-se incluir mais perguntas, à vontade do orientador).

4 – Agora o orientador diz que todos foram para o futuro, exatamente para dez anos na frente, onde eles haviam imaginado suas vidas a pouco. Todos abrem os olhos. O orientador deve informar a data, exatamente dez anos na frente.

5 – Neste momento, cada membro do grupo irá contar para o restando dos participantes como está sua vida, o que conquistou nesses dez anos decorridos, profissionalmente e pessoalmente, se está feliz ou triste com sua vida.

6 – Depois que todos tiverem falados de si e suas vidas, devem fechar os olhos novamente e o orientador dirá para se recordarem de como eram há dez anos. Por fim o orientador diz novamente a data completa do dia atual real e diz que voltaram no tempo.

7 – Todos abrem os olhos e, em silêncio, se percebem no tempo e espaço que se encontram, como são hoje e o que tem na vida.

8 – Agora as seguintes questões serão discutidas em grupo:

– É difícil imaginar o futuro? Por quê?

– O que mais lhe chamou a atenção no seu futuro e presente e nos demais membros do grupo?

– O que você precisa fazer para alcançar o que idealizou?

9 – O orientador finaliza lembrando a todos que as ações do presente são movidas pelos objetivos do futuro, e que é no agora que se inicia seu futuro.

 Essa dinâmica foi adaptada do livro “Aprendendo a ser e a conviver”, Editora FTD.

Deixe uma resposta