Home / Carreira / INTELIGÊNCIA NA CARREIRA

INTELIGÊNCIA NA CARREIRA

INTELIGÊNCIA NA CARREIRA OS TIPOS DE INTELIGÊNCIA

INTELIGÊNCIA NA CARREIRA – OS TIPOS DE INTELIGÊNCIA

Quem não conhece os famosos testes de QI? As formas como a inteligência humana foi medidas as longo dos anos mudou muito, os testes de QI caíram muito em desuso por nem sempre serem fieis a real inteligência da pessoa, uma pessoa extremamente inteligente podia ir muito mal em um teste desses. Isso acontece por que há vários tipos de inteligência e não apenas um.

Segundo o psicólogo Howard Gardner, existem 8 tipos de inteligências humanas, e considera um 9º tipo de inteligência possível.
As pessoas, em geral, possuem um ou duas mais desenvolvidas que as outras, por isso se destacam em determinada área, e é por isso também que não se dá para comparar níveis de inteligências.

Tipos de inteligências:
1 – Lógico-Matemática: Raciocínio dedutivo e solução de problemas matemáticos. (Cientistas)
2 – Linguística: Domínio de idiomas e palavras. (Poetas, escritores, linguistas)
3 – Musical: Habilidade de composição e execução de padrões musicais, discernimento musical. Pode estar associado à inteligência linguística, corporal-cinestésica ou espacial. (Compositores, músicos)
4 – Espacial: Compreensão do mundo visual, habilidade de recriar e modificar aspectos visuais. (Artistas, escultores, arquitetos, navegadores, geógrafos)
5 – Corporal-Cinestésica: Habilidade de controlar e ordenar os movimentos do corpo. (Atores, dançarinos, esportistas)
6 – Intrapessoal: É a capacidade de autoconhecimento, uma das menos dominadas pelos seres humanos, está ligada a autocontrole, neutralização de vícios, conhecer os limites.
7 – Interpessoal: Capacidade de entender os outros, sentimentos, pensamentos, desejos. Empatia. (Professores, religiosos)
8 – Naturalista: capacidade de reconhecer, sentir e identificar os elementos da natureza. (Biólogos, geólogo)
9 – Existencial: Capacidade para refletir sobre a existência. (Filósofos, líderes religiosos)

Visando todos os tipos de inteligência existentes, podemos perceber, analisando com cuidado, em qual nos encaixamos, lembrando que pode ser mais de um. Certamente você terá maior habilidade em um ou dois tipos de inteligência, mas nada impede de ter em mais.
O propósito disso é que, a partir de sua inteligência mais aguçada você pode e deve convertê-la para seu uso profissional, principalmente quando você ainda tem dúvida de qual carreira seguir ou se está na carreira certa.

Também se possuir mais de uma inteligência fortemente desenvolvida, pode mudar de carreira bem mais facilmente. Nada impede também de querer desenvolver as outras inteligências, seu cérebro é uma máquina incrível, pronta para ser usada.

Deixe uma resposta