Liberdade financeira | Portal de Ajuda pessoal e profissional
Home / Desenvolvimento / LIBERDADE FINANCEIRA

LIBERDADE FINANCEIRA

LIBERDADE FINANCEIRA O PODER DE FAZER

LIBERDADE FINANCEIRA

Liberdade financeira é quando você conquista o poder de fazer o que realmente deseja com seu dinheiro, quando seu ganho cobre seus gastos e seu lazer.

No planejamento financeiro não é necessário cortar seu lazer totalmente, pois nunca é uma boa ideia, ninguém pode viver apenas trabalhando.
Juntamos alguns passos para que você consiga a tão sonhada liberdade financeira e não sofra com isso.

Confira 5 passos para alcançar a liberdade financeira:

1 – Tenha bem definido seus sonhos e metas
Além disso, saiba quais são suas dificuldades para alcançá-los: dinheiro, tempo. O que faz você não ter os requisitos necessários para realizá-los? Você trabalha onde gostaria? Está se empenhando em crescer de cargo? Encontre a raíz do problema.

2 – Conheça são suas despesas
O controle de gastos pessoais precisa de atenção redobrada, pois sempre gastamos aqui e ali, de pouquinho e quando vemos já foi muito dinheiro. Portanto, some seus gastos por tipos de despesas. Guarde as notas fiscais e tudo o que puder para lembrar o quanto gastou.

3 – Qual é seu objetivo principal
Além de seus sonhos e metas, você tem que um objetivo principal, vários objetivos ao mesmo tempo te confundem, faça um de cada vez. Foque nele apenas. Quando for gastar com bobagens que você realmente não precisa, vai repensar diversas vezes, pois terá seu objetivo em mente, assim seus gastos automaticamente diminuirão.

4 – Faça um orçamento financeiro
Utilize uma planilha, um aplicativo ou um caderno mesmo para elaborar um orçamento financeiro de todos os seus lucros e despesas. Registre durante todos os dias do mês. E defina o valor que você quer alcançar até um mês x.
5)Tenha capital para investir
Para você ter capital real para investir, algumas medidas devem ser tomadas, como, não compre os produtos mais caros do mercado, pesquise os preços, não compre roupa toda semana se você não precisa, não precisa parar de sair com seus amigos, mas não gaste demais, ou faça um programa alternativo. Tenha fundos para eventuais emergências. Faça uma poupança mensal, mas só após liquidar suas dividas emergenciais recorrentes.
Informe-se sobre os tipos de investimentos antes de investir e qual se aplica melhor ao seu perfil.

Deixe uma resposta