Home / Artigos / O QUE TE TORNA UM LÍDER AUTÊNTICO

O QUE TE TORNA UM LÍDER AUTÊNTICO

O QUE TE TORNA UM LÍDER AUTÊNTICO

O QUE TE TORNA UM LÍDER AUTÊNTICO?

Ser um líder autêntico torna um ambiente de trabalho mais confiável, sólido, e faz com que as pessoas confiem mais em seu trabalho.

Assumir um cargo de liderança testa seu caráter e sua competência para lidar com problemas diversos, cargos a seu comando em diferentes ramos e pessoas de diversas culturas, crenças, pensamentos e ideais. E apesar de lidar com tudo isso, ainda ser autêntico.

Copiar a forma de liderança de outros líderes nunca é um bom caminho, porque eles lideram a partir de seus próprios ideais e conhecimentos. Além do mais, assumir uma personalidade forçada para lidar com seus subordinados é desgastante, tanto para você quanto para sua equipe.

A seguir, cinco pontos cruciais para você ser um líder autêntico:

1 – Autoconhecimento
Você deve conhecer seus limites, pontos fracos e fortes, deve reconhecer sua história de vida como ponto essencial de sua voz de comando. Tudo o que viveu e aprendeu vão formar sua personalidade para a liderança genuína.

2 – Seja íntegro e acessível
Um verdadeiro chefe sabe ouvir, avaliar, voltar atrás quando necessário, reconhecer tanto seus erros e acertos quanto de seus subordinados.

3 – Saiba se comunicar
Comunicação é a chave para a clareza de ideias e intenções, você deve se preparar para ter uma boa oratória para um público grande, talvez sua empresa inteira, e também uma boa conversa um a um.

4 – Cresça e mensure o progresso
Busque o crescimento consciente de seu negócio e de sua equipe e mensure com cuidado o que funciona e o que não funciona. Tenha voz ativa para mudar o que for necessário.
Acompanhe o comportamento e crescimento de cada funcionário junta a equipe de TI, inclusive seu próprio desempenho.

5 – Trabalhe seu pontos fracos e peça feedback
Mais uma vez, ouça seus funcionários e outros líderes que trabalham com você. Você deve ser sincero consigo mesmo e reconhecer o que o feedback aponta, seus pontos fracos.
Se mais de uma pessoa reclama, mesmo que indiretamente de algum comportamento seu, como irritabilidade excessiva, mau tratamento para com seus colegas de trabalho, falta de paciência, ou então que você costumava ser mais solto e ficou mais enérgico, o que faz o ambiente ficar mais tenso, então coloque atenção redobrada nesses pontos.
Mas sempre filtre seus feedbacks. Algumas vezes você pode ouvir as pessoas, mas se julgar aquela postura ou decisão a melhor para seu grupo, então siga sua ideia. Lembre-se de colocar sempre tudo na balança.
Um líder é sempre o mais sensato possível e pensa na equipe e no bem-estar geral.

Deixe uma resposta