7 medos que burlam sua riqueza e como dominá-los!
Neste texto, 7 medos que burlam sua riqueza e como dominá-los!
Quando somos pessoas comuns e viemos de famílias pobres ou de classe média, é natural ver a riqueza como algo anormal.
Pior ainda, é natural sentir medo ao pensar em ter muito dinheiro.
Principalmente se nascemos e crescemos em países latino-americanos.
No entanto, quero falar sobre alguns medos irracionais que podemos superar em nossa mente para que parem de limitar nosso crescimento.
Medo de ser pobre de novo
Curiosamente, há pessoas que não começaram a construir sua riqueza quando já temem perdê-la.
E o medo de perder é uma das coisas mais fortes que nos afetam como seres humanos.
É algo instintivo que temos no nosso subconsciente e que modifica a nossa forma de tomar decisões.
Mas, principalmente quando uma pessoa começa a se dar bem economicamente, começa a escalar os primeiros estágios da verdadeira liberdade financeira, esses medos de:
E se eu chegar à falência?, E se acontecer novamente de eu ter dificuldades em algum momento não ter absolutamente nenhum dinheiro?
É o que isso faz, ferir nossa própria autoconfiança
Ou seja, em vez de poder desenvolver um critério próprio, uma habilidade, uma capacidade de criar abundância…
O que temos são dúvidas internas e inseguranças pessoais.
Além disso, também transforma a abundância em nada mais do que uma corrida desesperada por “ganhar dinheiro sem sentido”.
Porque o mero medo de perdê-lo, nos faz tomar a decisão de ganhar dinheiro apenas por ganhar, para não ficar sem nada.
A maneira de superar esse medo é simplesmente saber que a abundância ou a capacidade de adquirir abundância não é algo que se consegue da noite para o dia.
E que para realmente adquirir altos níveis de sucesso financeiro, às vezes você tem que errar.
Também, outras vezes você tem que perder devido aos riscos assumidos e às experiências aprendidas.
E mais do que focar no risco, na probabilidade de perder dinheiro, de voltar ao início.
É realmente focar na minha capacidade de gerá-lo , em saber que cabe a mim ganhar mais.
Lidar bem com isso e cada decisão que eu tomar é a que me guiará em direção aos meus objetivos,
E o que quero alcançar, ou me tirará do caminho e isso vai me levar onde eu não quero.
Porque nós realmente criamos nossas circunstâncias.
Às vezes, há fatores sobre os quais não temos controle e seria bom se apenas os colocássemos de lado, saber que não temos nada para fazer lá.
Mas saber que realmente tenho controle sobre muitas coisas e é aí que devo me concentrar para melhorar.
Medo da dívida
Muitas pessoas pobres e de classe média consideram uma vida ideal aquela, sem qualquer tipo de dívida.
Quando você analisa as maiores empresas do mundo, empresas multimilionárias, empresas multinacionais: todas elas têm dívidas .
E você se perguntaria ” Mas, por que, se eles têm tanto dinheiro, tanto fluxo de caixa?”
Assim como quando você analisa muitos bilionários … Muitos deles, a grande maioria, têm dívidas.
E é aqui que entra a diferença entre dívida boa e dívida ruim.
A inadimplência é comprar um carro depreciado a crédito, o que vai gerar muitas despesas e, em última instância, que não vai ser produtivo.
Ao contrário de quando um carro é usado por uma produtora que ajuda a gerar dinheiro.
Ou uma dívida de um iPhone em 24x, onde você vai pagar juros sem necessidade real.
Uma boa dívida, por outro lado, consiste em usar o dinheiro dos bancos para gerar mais receita do que a dívida me custa .
A maneira de resolver esse medo é saber que os ricos sabem quando um empréstimo é um mecanismo de alavancagem para crescer.
E não uma corrente de força ou um colete pesado que os fará afundar em vez de ajudá-los a flutuar.
Medo da mudança em geral
Como seres humanos, sempre preferimos o tradicional, o familiar, o conhecido.
Acostumamo-nos a trilhar sempre os mesmos caminhos, a fazer as coisas da mesma maneira, a adquirir rotinas e coisas repetitivas que certamente nos levam à monotonia …
E sair dessa monotonia ou daquela “zona de conforto” implica uma resistência interna ou um medo do desconhecido, do que vai acontecer.
A maneira de superar esse medo é simplesmente enfrentá-lo , sabendo que, neste mundo em que vivemos, muitas coisas podem mudar da noite para o dia.
Basta lembrar os efeitos da pandemia, que nos abalou de uma forma ou de outra e nos mostrou como a vida pode mudar em questão de dias ou segundos.
Medo de falhar
Quando vamos experimentar algo novo queremos que tudo corra bem, que tudo corra conforme o planejado, que os resultados sejam alcançados conforme os projetamos.
Às vezes até acreditamos que fazendo planos meio pessimistas ou levando em conta algum espaço para erros, com isso devemos praticamente esperar que tudo corra como planejado … E isso dificilmente é a realidade.
Sempre haverá imprevistos , coisas que não levamos em consideração, haverá fatores externos sobre os quais não temos controle.
E, de fato, o fracasso é mais provável de ocorrer se formos empreendedores e se buscarmos fazer ou experimentar coisas novas.
A maneira de superar esse medo é saber que, na verdade, se cada pessoa fizesse uma lista de seus fracassos na vida, as pessoas mais bem-sucedidas teriam a maior lista de todas.
Porque quanto mais eles falham, mais eles aprendem e mais sucesso podem alcançar .
Mesmo aqueles que faliram e recuperaram suas fortunas rapidamente ou começaram do zero em outra coisa …
Bem, é praticamente sabido que foi por causa dessa falha que eles adquiriram as habilidades para começar do zero e saltar imediatamente.
Portanto, não é tanto temer o que as outras pessoas vão dizer, quem eu vou decepcionar, que todo mundo me disse para não fazer isso e então vão cair sobre mim dizendo “eu te avisei” …
Nada disso, mas ter suas próprias convicções claras e saber que o fracasso é apenas uma parte natural da vida de uma pessoa de sucesso.
Medo de ser enganado
Esse é um medo perfeitamente normal que não apenas as pessoas ricas terão, ou as pessoas que estão começando seu caminho para a riqueza, mas também os pobres são enganados todos os dias.
Infelizmente, há muitas pessoas que querem ultrapassar o topo e ganhar qualquer centavo simplesmente ao custo de outros perderem, o que é totalmente contrário à filosofia de criação da verdadeira abundância.
É quase impossível dizer que adquirindo habilidades, investigando, educando-se, sabendo lidar bem com dinheiro você sempre evitará ser enganado ou que nunca será enganado.
É quase impossível, eventualmente não se conhece a inteligência dos golpistas até onde podem chegar e que você realmente se apaixona, mas isso não deve impedi-lo de começar a criar um caminho de abundância para si mesmo, que possa percorrer.
Porque se em algum momento isso acontecer com você (e espero que realmente não – aconteceu comigo algumas vezes), então você perceberá quando analisar as coisas em um nível global que isso é algo mínimo, é algo pequeno.
Obviamente existem casos realmente extremos, mas o medo em si é mais uma preocupação e uma ansiedade interna que muitas vezes não faz sentido e que devo antes me informar de como lidar com as coisas.
Quais são os golpes mais comuns de acordo com o que que eu faço, a forma como recebo minha renda, a forma como eu estruturo minhas despesas e assim por diante.
Mas de lá para cá, tudo o mais está fora do meu controle e o que NÃO está fora do meu controle é criar mais fontes de renda, gerar mais abundância e realmente cuidar do meu dinheiro da maneira que está em minhas mãos cuidar dele.
Medo da crítica
É que realmente, como seres humanos, nos preocupamos muito com o que as outras pessoas pensam de nós… especialmente nossos amigos, nossos pais, nossos parentes, as pessoas que realmente consideramos importantes.
E se você não nasceu em uma casa rica, você não tinha muito dinheiro quando criança, provavelmente aconteceu com você criticar alguém com dinheiro.
Ou, porque há outras pessoas passando fome, ou no seu caso, até na sua própria casa elas estão passando necessidade.
Como aconteceu comigo em algum momento, quando eu era pequeno, via outras pessoas com dinheiro e dizia “Eu não tenho nada, eles deveriam me dar” ou algo assim.
Mas, eventualmente, quando nos propomos a meta de alcançar uma boa riqueza, uma boa abundância, sabemos que as críticas estarão lá.
E sabemos disso em primeira mão porque nós mesmos criticamos aquelas pessoas que de uma forma ou de outra podem ter sucesso.
Não estamos falando de políticos corruptos, golpistas, ladrões: eles merecem todas as críticas do mundo .
7 medos que burlam sua riqueza e como dominá-los!
Estamos falando sobre as pessoas que criaram seu patrimônio líquido de uma maneira boa, que realmente o fizeram com bom esforço e adquirindo certas habilidades para administrar seu dinheiro.
E quando querem aproveitar, outros vêm criticar.
Sabemos que então, para superar esse medo da crítica, simplesmente se tivermos muito dinheiro podemos ser generosos também.
Podemos contribuir positivamente com outras pessoas, podemos ajudar quem precisa.
Não vamos poder ajudar ninguém sendo pobre , vamos ser mais um fardo para os outros e até para o Estado.
E somente criando abundância posso realmente contribuir positivamente para este mundo, especialmente se o fizer gerando abundância com base na produção e entrega de valor aos outros.
Medo de ficar doente de tanto trabalho
Ou que você não tem tempo para a família, ou que vai ficar saturado de coisas o tempo todo porque está trabalhando por dinheiro.
Você realmente tem que saber que sim, existem maneiras de gerar muito dinheiro que implicam em você ficar grudado em uma tela todos os dias, trabalhando de 12 a 16 horas.
Ou mesmo viajando sem parar e não tendo tempo para absolutamente nada.
Mas também existem outras maneiras de gerar renda que não envolvem o gasto de muito tempo e esforço.
Quando você analisa uma pessoa que ganha o salário mínimo e outra que ganha 10 salários mínimos; Você não vê essa pessoa gastando 10 vezes mais tempo para gerar uma renda 10 vezes maior.
Você não vê que um milionário ou multimilionário está saturado de trabalho e que fica evidente em seu rosto que tem trabalhado tanto que nem consegue dormir.
Não. São maneiras diferentes de trabalhar .
É trabalhar e ser pago, não pelo número de horas trabalhadas, mas pelos resultados que você obtém, pelo conhecimento, pelo valor que pode proporcionar.
Portanto, quer você trabalhe 1 hora e economize R$ 20.000 ou R$ 30.000 para uma empresa, com isso você pode facilmente ganhar R$ 2.000 e sua hora valeu o mesmo que o salário de uma pessoa durante todo o mês.
Depende de como você lida com as coisas e em qual setor você decide entrar, que negócio você decide criar, que projeto você realiza.
E isso não está nas mãos de ninguém, mas nas suas .
Você é responsável por saber se o dinheiro e a abundância vão realmente ser uma fonte de estresse ou uma fonte de bem-estar.
7 medos que burlam sua riqueza e como dominá-los!
Por fim, se você gostou deste artigo (7 medos que burlam sua riqueza e como dominá-los!), então, deixe um comentário abaixo, pois será de grande valia para nós.
Recomendação de livro: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Edição Customizada: Lições poderosas para a transformação pessoal.
Recomendação de Curso: Fórmula Negócio Online – ATENÇÃO: Veja Agora o Método ÚNICO e SIMPLES que Eu Uso para Criar Negócios de Sucesso na Internet 100% do Zero.
Assine a nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos.
A propósito, me siga no Instagram @maurobrasiloficial
Que Deus te abençoe com boas escolhas, agora e sempre.
Portanto, viva o melhor da sua vida.
Mauro Brasil
Re.IN.vente-se! Next Level