Os Detalhes estão na Foto!
Eu me lembro uma vez, conversando com um amigo, que lhe mostrei a foto de uma montanha. Então ele, para minha surpresa, me perguntou que lugar lindo era aquele. E, eu, mais surpreso ainda, lhe disse: é da sua localidade, é de onde você nasceu e ainda possui terras por lá. Então, ele me disse que nunca havia visto aquela montanha até aquele momento.
Do mesmo modo, outra história também, muito interessante é que eu fiz uma revitalização paisagística no quintal da casa de minha mãe (contratei uma empresa para isso), e deixei uma parte cercada para fazer uma hortinha quando eu tivesse tempo. Assim, passou mais de dois anos e eu não consegui fazer a hortinha. Como vou frequentemente à casa de minha mãe, fiquei surpreso quando vi a terra limpa e canteiros de horta prontos, plantados e molhados, feitos com muito carinho por um sobrinho, sem que eu pedisse nada a ele, aliás, nunca toquei nesse assunto com ele.
Uma Máquina de tirar Fotos
Entretanto, um palestrante disse estes dias uma frase que marcou a minha vida (eu, sinceramente, gostaria de ter ouvido essa frase lá pelos meus 8 a 12 anos de idade, mas tudo bem, vida que segue.): “Todo pai deveria dar uma máquina fotográfica para seus filhos quando eles completassem 10 anos de idade.” Por que?
Porque os detalhes estão na foto e não no filme. Os detalhes estão em imagens paradas, de fácil contemplação.
Na verdade, nós temos um desafio para resolver. Em nosso dia a dia, vivemos a nossa vida no “modo filme” e não processamos os detalhes que sempre vão nos dar os insights que precisamos para alcançar o sucesso e seguir para o próximo nível em nossas vidas.
Deus não “vê a multidão” porque Ele está olhando diretamente para você, entende? Deus trabalha no “modo foto” enquanto o movimento continua, e é exatamente desta maneira que deveríamos fazer também.
Certamente, o Instagram faz um sucesso gigantesco e é atualmente a rede social que mais cresce no mundo, não por causa dos vídeos que você pode colocar lá, mas por causa das fotos.
Fotos mostram Detalhes
Fotos mostram todos os detalhes e podemos parar e ficar por horas observando, medindo, orgulhando, rindo, chorando, bendizendo,etc., etc., e etc.
Então, mesmo em movimento, siga sua vida no “modo foto”, pois quanto mais percebemos os detalhes, menos nos exporemos à situações ridículas, menos seremos extremistas, menos jogaremos fora as oportunidades, as “sortes” para sermos felizes e eficazes.
É claro que toda regra tem exceção, e não é essa a intenção deste artigo, mas fazer você perceber mais, parar intencionalmente e observar a arte que se descortina diante de você.
Dessa forma, Michelangelo, viu um grande bloco de mármore rachado no quintal de alguém, parou e percebeu o rei David naquele bloco trincado. Então ele foi lá e libertou o rei e hoje todos nós podemos nos maravilhar com a imagem que só ele havia visto antes.
Walt Disney olhou para um pântano sem valor e percebeu a Disneylândia lá. Hoje, a Disney é uma das empresas mais poderosas do planeta.
O Poder da Percepção
A partir de hoje, aonde você for, a viagem que você fizer, seja imaginariamente ou fisicamente, leve sempre uma máquina fotográfica na sua mente, isso é imprescindível para o seu sucesso e também soma muito para as pessoas à sua volta. Isso se chama calibragem de percepção.
Faça vídeos mentais mas também tire muitas, mas muitas fotos mentais, e depois explore cada detalhe, pois os segredos estão escondidos lá, o seu sucesso, a sua alegria, a sua riqueza, a sua saúde, a sua longevidade, o seu destino certo está lá.
No caso do meu sobrinho, quando ele passou por aquele cercadinho, ele parou: olhou, olhou… e viu os canteiros de cebolinha, couve, alface, cenouras… Ele estava naquele momento analisando os detalhes da foto em sua mente, cada detalhe…, ele viu. E depois de toda essa contemplação ele foi lá e fez.
E no caso do meu amigo, a montanha sempre esteve lá, mas ela não estava na mente dele, pois no “modo filme” detalhes quase sempre passam batidos.
A conclusão que eu tiro de tudo isso é que nossa vida está muito corrida, estamos voando em nossos afazeres diários, temos pressa em tudo e não paramos mais para contemplar as estrelas sobre as nossas cabeças à noite, nem as maitacas que fazem uma algazarra gigantesca todas as manhãs ou uma necessidade de uma pessoa querida que podemos resolver.
Re.IN.vente-se! Os Detalhes estão na Foto
Em nossa cabeça só está passando filmes? Será que não tem uma fotinha para a gente perceber os detalhes, as cores, a vida…? Precisamos voltar, precisamos nos re.in.ventar pois os detalhes sempre vão fazer toda diferença!
No “modo filme”, quando menos se espera já é meio-dia, mais um instante, a juventude se foi… e o que vivemos então?
Mantenha o movimento, mas tire muita fotos mentais. No “modo foto”, a vida é mais saborosa, passa mais devagar, dá para você sentir o cheiro…
É isso, espero ter impactado você, persuadido você com novas ideias. Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário, pois ele é muito importante para mim. Assine nossa newsletter semanal.
Um excelente curso que vai fazer você entender melhor estes detalhes. Clique no botão aqui abaixo:
Deus te abençoe!