Ser líder de si mesmo é essencial para liderar sobre os outros.
Assumir a liderança de sua vida ou ser a vítima de seus problemas. É tudo uma questão de qual postura você adotará.
Uma pessoa que se torna vítima de seus problemas tem a visão encurtada, enxerga sempre um ponto e não o todo. Expandir a mente é um processo lento, mas estritamente necessário para sua autoliderança. Se você está condicionado a ter uma visão fechada das coisas, mas deseja mudar, comece mudando seus hábitos de percepção.
A forma como você encara as coisas é que faz diferença entre liderar e ser liderado. Um líder encara os problemas com outros olhos, ele procura soluções em vez de apontar erros. Liderar a si mesmo é mais do que mandar em si, é saber traçar seu caminho, seu objetivo, saber ponderar e ceder na hora certa.
“Um líder procura soluções em vez de apontar erros”
Se você quer ser um líder que alavanca seus próprios projetos e comanda sua própria vida, lembre-se:
- Tenha organização da sua própria vida: Saiba seus planos, seus objetivos;
- Seja perspicaz;
- Seja honesto consigo mesmo em admitir seus erros e acertos;
- Respeite-se: assim como um líder de uma empresa deve passar respeito e não ser autoritário, você deve agir assim consigo mesmo. Saiba se respeita, saiba seus limites.
- Seja dedicado a você tanto em sua vida pessoal quanto profissional ou em qualquer plano que elabora;
- Seja persistente: líderes não desistem no primeiro desafio, sempre existe uma saída.
- Esteja sempre rodeado de amigos, você não precisa e nem deve ser solitário para alcançar qualquer objetivo em sua vida;
- Esteja ciente de que o exercício de auto-liderança é um trabalho de 24 horas, exige disciplina e persistência, não que você não deve relaxar, sempre deve, mas tenho hora para isso, não seja procrastinador de suas tarefas, jamais!
“O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.” Augusto Cury
Seja o primeiro a comentar!